Como cuidar da sua horta

Agora que você já plantou sua hortinha, é necessário aprendermos alguns cuidados para a sua manutenção. São cuidados bem simples e que podem ajudar as suas plantas a crescerem de maneira mais saudável e sua horta a produzir mais.

1 – No começo, a irrigação deve ser realizada diariamente, com pouca água e frequência maior (3 vezes por dia). À medida que as plantas vão crescendo, podemos diminuir a freqüência (irrigar plantas jovens 1 vez ao dia e plantas adultas de 3 a 4 vezes por semana).

2 – É necessário ficar atento para não encharcar o solo, pois isto pode prejudicar a absorção dos nutrientes.

3 – A água utilizada para irrigação deve ser de boa qualidade (sem contaminação por agrotóxicos, resíduos químicos, matéria orgânica, coliformes fecais, etc.)

4 – A luz é um dos fatores mais importantes no crescimento das plantas. As hortaliças folhosas, pimentas e os pimentões precisam de cerca de 5 horas de luz para a produção. Plantas como o quiabo e tomate precisam de um pouco mais de luz solar para produzir (7 horas). Então deixe suas plantas em um local onde elas receberão luz do sol.

5 – Um solo fértil deve apresentar uma quantidade razoável de matéria orgânica, deve reter água e ser permeável, e ainda apresentar os minerais essenciais para o cultivo. Para tornar a terra da sua hortinha fértil, você pode acrescentar adubos orgânicos, como a cama de frango e o esterco de curral. Mas você também pode utilizar ingredientes fáceis de conseguir em casa, como restos de vegetais, cascas de frutas e legumes, hortaliças folhosas, gramíneas ou leguminosas.

7 – A prevenção de doenças nas suas plantas pode ser realizada por meio de um manejo adequado. É bom deixar suas plantas bem fortes, com adubações equilibradas. Caso você identifique alguma doença ou praga, aconselhamos a eliminação das plantas doentes. O controle de pragas e doenças pode ser realizado com produtos naturais, minimizando danos à saúde humana e ao meio ambiente mas falaremos mais sobre isso em outro post.

Essas informações tambem foram retiradas do livro Hortas em Pequenos Espaços, da Embrapa. Caso tenha interesse em conferir mais dicas da publicação, basta clicar aqui.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: