Que tal fazer uma horta em casa?

Neste post iremos ensinar algumas possibilidades de cultivo de hortas em casa sem o uso de agrotóxicos e utilizando materiais acessíveis, que são encontrados muitas vezes no lixo. Vale ressaltar que uma horta caseira pode ser feita com base em diversos materiais e que, para cada um deles, existem alguns cuidados diferentes.

1 – Se você optar por montar sua horta no caixote, você precisa preparar o caixote vendo a resistência dele, lixando as farpinhas, e higienizando. Depois disto, forre o fundo com um papelão e envolva o interior com uma telinha ou um tecido (pode até ser um pano de prato velho).

1 – Você também pode montar uma horta usando outro recipiente. Seu canteiro pode ser feito de pneus, garrafas pet, canos de PVC, baldes, latas, vasilhames de manteiga, canteiro de madeira suspenso, jardineira de alvenaria, tambor de latão e/ou de plástico.

2 – Assim como o caixote, alguns desses materiais precisam de um preparo especial antes do plantio, como os pneus , canos de PVC e garrafas PET. Os demais materiais, como baldes plásticos domésticos, latas (1 a 20 litros), jardineiras de alvenaria e tambores de latão ou plástico podem ser utilizados sem preparo especial, devendo ser apenas bem higienizados.

3 – Antes de plantar a sua hortinha, é necessário preparar a terra com adubo orgânico. Neste preparo você poder usar cascas de ovos, esterco de boi, e até as próprias casas dos alimentos. Assim, deixe a sua terrinha “curtindo” fora da caixa por pelo menos 15 dias.

4 – Feito isto, coloque a terra até mais da metade da caixa e comece a semear ou plantar as mudinhas.

5 – Com o dedo indicador faça no máximo quatro furinhos com uma profundidade de até 1,5 cm. Se for usar sementes, coloque até três sementinhas por cova. Se for plantar com mudas, coloque no máximo apenas uma em cada furinho e substitua caso a plantinha não se desenvolva.

6 – Acompanhe o desenvolvimento da sua hortinha e lembre-se que cada tipo de planta possui uma natureza.

Gostaram? Se quiserem saber mais, é só clicar aqui e acessar um livro da Embrapa, lançado em 2017, intitulado Hortas em Pequenos Espaços. Lá você encontra muito mais dicas para fazer sua horta caseira.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: