Fazendo remédio caseiros para sua horta

Olá!

Que tal aprendermos a fazer algumas receitas de remédios caseiros para combater algumas doenças que sua horta pode ter? Essas receitas são feitas a partir de ingredientes que você pode conseguir em casa e que não vão prejudicar sua saúde ou a de seus familiares. Mas mesmo assim é necessário tomar vários cuidados ao fazer uma dessas receitas e sempre fazer acompanhado de um adulto.

Primeiro, ´é importante ressaltar que as doenças das hortaliças são causadas por fungos, bactérias, vírus e nematóides. A planta está doente quando aparecem pintas, manchas, secamento, murcha ou apodrecimento nas folhas, hastes, raízes e frutas.

Várias dessas doenças podem ser combatidas com inseticidas caseiros. O inseticida caseiro tem a vantagem de ser pouco tóxico ao homem e animais e sua ação ser de curto período, podendo-se consumir a hortaliça quatro dias após aplicado. Mas nesse curto período ele é tóxico aos inimigos naturais das pragas.

Os inseticidas feitos em casa não deixam de ser tóxicos. Por isso, deve-se ter muito cuidado durante a sua preparação e aplicação, não levando as mãos à boca, não aspirando-os e sempre manipulando-os na presença de um adulto.

Existem várias receitas caseiras e aqui iremos apresentar algumas delas para, caso seja necessário, você utilizar na sua horta:

1) Espalhante de sabão – para misturar com os inseticidas. para misturar com os inseticidas:

Ralar 50 gramas de sabão de coco, colocar em 1 litro de água quente e misturar
até dissolver completamente. Depois, misturar em 4 litros de água fria e guardar em recipiente de plástico. Antes de usar, agitar o recipiente.

2) Calda de arruda – contra pulgão, ácaros, lagartas pequenas, contra pulgão, ácaros, lagartas pequenas, cochonilhas, mosca branca e percevejos.

Pegar 4 galhos de arruda de aproximadamente 30 centímetros de comprimento.
Picar os ramos e bater no liquidificador com 1 litro de água. Coar em pano fino e colocar o líquido em garrafa de vidro escuro ou de plástico escuro, bem fechada, nela escrito VENENO e guardar. Lavar bem o o copo do liquidificador e depois deixá-lo ao sol para sair o cheiro. Para pulverizar, agitar a garrafa, retirar 1 copo (200 ml) da calda de arruda e misturar com 2 litros do espalhante de sabão (ou meio copo para 1 litro).

3) Calda de alho, pimenta e sabão – repelente de várias pragas.

Picar e amassar 1 cabeça de alho e 2 pimentas vermelhas (malagueta). Ralar
25 gramas de sabão de coco e dissolvê-lo em 2 litros de água quente, juntando o alho e a pimenta. Deixar em repouso até esfriar e depois coar em pano fino e aplicar .

São receitas bem fáceis mas que precisam ser feitas sempre na companhia de algum adulto, pois se utilizadas da maneira errada podem prejudicar sua saúde. Para conhecer mais receitas como essas e saber mais sobre hortas, é só clicar aqui e conferir essa publicação da Embrapa Hortaliças;

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: