O Blog é seu amigo

O terceiro recurso que compõe a oficina sobre segurança alimentar do projeto Eu que Plantei é estde blog. Além de servir como um guia para aplicar a oficina e te oferecer alguns recursos teóricos sobre o projeto, ele também pode te ajudar a ensinar seus estudantes a fazer a sua horta caseira, se aprofundar no assunto, dialogarem e trocarem experiências.

Na nosa pesquisa teórica nos deparamos com um texto de Fogaça (2011), em que destaca, em sua discussão sobre o uso de blogs na Educação, destacando seu poder de provocar diálogos e possibilitar um aprofundamento em um tema. Baseado nessa estrutura, o Blog está disponibiliza artigos que contemplam as informações institucionais do projeto e publicações que percorrem as discusões práticas e teóricas realizadas para a elaboração da proposta de formação contida neste trabalho: ser humano-natureza, Sobre Agrotóxicos, Educação Ambiental, Sobre Alimentação Saudável, Como fazer sua Horta Caseira, Como cuidar de uma Hortinha casira, Fotos das oficinas do projeto.

Além disso, destaca a função social de suscitar a interação entre o seu criador e a comunidade a qual se dirige, neste caso, a comunidade escolar. De acordo com Fogaça (2011):

“(…) originalmente, os blogs tinham por característica ser um diário, aberto a todos, onde se discutia temas referentes à vida pessoal do autor com seus leitores. Era uma versão eletrônica do diário pessoal registrado em cadernos especiais principalmente por jovens do sexo feminino. Tratava-se, portanto, de uma forma de expor perante um público maior, suas reflexões e problemas pessoais de modo a compartilhar conselhos e incentivos e também para receber elogios. Um modo de ampliar suas amizades.” (p. 41).

Nesse sentido, acreditamos que o blog do projeto Eu que Plantei possa ser uma importante ferramenta de diálogo entre os sujeitos educativos com relação a suas experiências no projeto, além de disseminar informações acerca do tema. Pode-se afirmar, também, que o blog servirá como fonte de pesquisa a todos que possam se interessar pelo tema de Educação Ambiental e planejem ação embasada na vertente Crítica da Educação Ambiental.

Especialmente em tempos de isolamento social, contexto em que foi planejado e desenvolvido o projeto, ferramentas que possibilitem o diálogo e subsidiem os estudantes com informações podem contribuir muito para manter o engajamento no projeto. Nos antecipamos a possíveis dificuldades (vividas por nós no contexto de criação da oficina) e criamos uma sessão com alguns vídeos, disponibilizados na página inicial, com tutoriais e dicas de cultivo em horta caseira.

Acreditamos que estes vídeos, aliados de outras dicas sobre o cultivo da horta caseira, adubos orgânicos e outros conteúdos que serão postados na página inical, poderão contribuir para o maior engajamento, ajudar na construção das hortas caseiras e para subsidiar os estudantes com informações suficientes para levarem a discussão para o seu seio familiar.

O uso das três ferramentas, associadas, constitui a oficina “Eu que plantei”, que possui o objetivo de despertar uma reflexão crítica nos sujeitos educativos a respeito de sua relação com o meio ambiente por meio da Educação Ambienta Crítica. Essa reflexão será proposta a partir das temáticas já observadas neste trabalho. Além disso, estas ferramentas, associada e disponibilizadas por meio do blog, podem servir de material de apoio para a criação de uma Rede de Educação Ambiental, posteriormente constituída em outro nível de pesquisa-ação.

Tem interesse em aplicar nosso projeto ou sugestões de conteúdos para o nosso blog? Não hesite em entrar em contato conosco por e-mail (projetoeuqueplantei@gmail.com). Podemos te ajudar com a doação de materiais ou dialogarmos sobre a dinâmica de aplicação das oficinas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: