Olá, professor. Se você veio até aqui é porque tem interesse em dar voz às nossas ideias. Somos muito gratos por isso e queremos te ajudar a executar o projeto Eu que Plantei na sua escola, para que essa discussão possa alcançar o maior número de pesoas possíveis. O primeiro passo é te explicarmos como funciona aplicação dessa oficina e aqui nesse post vamos buscar te mostrar como é esse mapa de aplicação e como cada ferramenta disponível pode te ajudar.
Vale reforçar que o intuito do projeto é promover mudanças para a maior segurança alimentar e sustentabilidade, por meio da incorporação de valores e desenvolvimento de atitudes e ações diante dos riscos pela ingestão de agrotóxicos. Utilizaremos a ideia de construção de hortas orgânicas e caseiras com os alunos, mas queremos também que eles reflitam sobre os porquês e nas consequências de consumirem alimentos contaminados.
Para a promoção desta reflexão crítica e promoção de possíveis mudanças o projeto “Eu que Plantei” propôs a utilização de recursos educacionais que visam a discussão, reflexão, aprofundamento e aplicação das vivências propostas: uma oficina presencial de hortinha caseira com discussões sobre os temas pertinentes à pesquisa; um kit para que os sujeitos educativos possam replicar as atividades em casa, montando sua própria horta; e um blog que contém dicas e pretende sempre disponibilizar novas informações para que eles possam seguir nesse caminho, possibilitando, inclusive, que esses alunos possam estudar o tema com maior profundidade. Os três recursos, articulados, que compõem a oficina Eu que Plantei, visam provocar mudança de postura e reflexão crítica a respeito do problema do uso de agrotóxicos nos alimentos.
A aplicação da oficina teve o intuito de ser consoante com a linha teórica que sustentou o escopo da pesquisa que deu origem a este projeto. Desta forma, para contemplar os objetivos apresentados, a oficina foi dividida em três momentos, sendo que um foi realizado de forma presencial, um realizado pelos sujeitos educativos em sua casa e o o último em ambiente digital, conforme esquema abaixo:
Momento 1: Oficina Eu que plantei
Duração: duas horas
Local: Na sua escola.
Materiais necessários: Caixa de madeira reaproveitada, sementes para horta, mudas, terra preparada para plantio e regador.
Objetivos: Introduzir os temas e provocar a reflexão sobre risco dos agrotóxicos; ensinar os estudantes a produzirem suas próprias hortas, de modo a propiciar o contato deles com técnicas básicas de plantio.
Momento 2: Eu que plantei minha hortinha
Duração: aproximadamente duas horas
Local: residência dos sujeitos educativos
Materiais necessários: caixa com sementes para horta e material impresso com instruções para plantio e manejo; recipiente para plantio e terra preparada (sujeitos educativos); Vídeos disponíveis no blog ensinando a fazer horta em casa.
Objetivos: Possibilitar aos estudantes criarem suas próprias hortas e levar a discussão sobre agrotóxicos e segurança alimentar para suas famílias.
Momento 3: Aprofundando no tema no blog euqueplantei.com
Duração: livre
Local: ambiente digital (www.euqueplantei.com)
Materiais necessários: Dispositivo eletrônico com conexão à internet (celular, tablete, notebook, computador)
Objetivo: possibilitar que os estudantes que tenham interesse possam se aprofundar um pouco mais no tema e verem dicas periódicas sobre cuidados com sua horta.
Caso tenha se interessado em realizar esta atividade na sua escola, podemos te ajudar com os materiais e esclarecendo quaisquer dúvidas. Entre em contato conosco pelo e-mail projetoeuqueplante@gmail.com